23 foto stenio

 

Stênio Soares e Silva é aluno de mestrado do PPCA da turma 2023 e funcionário da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil (DITEC). Frente ao maior concurso público para carreira de TI da história do Brasil (3225 vagas), a DITEC passou a ter como desafio criar um método de alocação eficiente para os novos funcionários. Mas como fazer isso priorizando ao mesmo tempo as necessidades da organização e os interesses/conhecimentos dos aprovados?

 

Após cursar a disciplina Fundamentos de Pesquisa Operacional no PPCA, ministrada pelo Prof. John Lenon Cardoso Gardenghi,Stênio percebeu que poderia modelar esse problema como um problema de maximização de fluxo em um grafo em um processo de casamento perfeito de um vértice de fonte para um vértice de sumidouro: Os vértices fontes são os novo funcionários e os vértice sumidoures são as vagas disponíveis. O fluxo por aresta é estimado levando em consideração os conhecimentos técnicos e interesse do funcionário (vértice fonte) e o perfil/necessidades específicas associadas a cada vaga (vértice sumidouro).

 

Como resultado, surgiu a ferramenta "Chapéu Seletor", adotada pela DITEC nas últimas 3 posses, totalizando 750 novos funcionários que tiveram seus locais de trabalho definidos por ela. Essa ferramenta permanecerá sendo utilizada em 2024, com uma previsão de alocação de mais 960 funcionários. Stênio explica que, em uma simulação da alocação de 300 funcionários, comparou a pontuação máxima de 3986, obtida pela aplicação do "Chapéu Seletor", com a pontuação de 1928, resultante da melhor alocação obtida em um milhão de alocações feitas aleatoriamente, obtendo mais que o dobro de 'match' entre conhecimentos técnicos e interesse do funcionário e o perfil/necessidades específicas associadas a cada vaga.

 

 A abordação "Chapéu Seletor" foi apresentada pelo Stênio no BBDW 2023, maior evento de TI do Centro-Oeste, partrocinado pelo Banco do Brasil e divulgada em notícia publicada na Intranet do BB.

 

Parabéns ao Stênio e ao Prof. John Lenon!