21 de Setembro de 2022

 

Com alegria e agradecimento a todos vocês, discentes, nossa ex-secretária Maria Helena, e todos os docentes, tenho o prazer de informar que fomos avaliados com o conceito 4 !!! Existem 14 mestrados profissionais em computação, sendo que 2 já eram 4. Nessa avaliação, apenas quatro mestrados profissionais foram promovidos a nível 4, dentre eles o PPCA. Atualmente, são 6 nível quatro!

 

22 capes 2017 20 evolucao MP 

Nosso programa foi bem avaliado. Segue um trecho que retirei do item "Apreciação" do relatório da comissão de avaliação, nos comparando com os outros mestrados profissionais! Novamente, parabéns a todos vocês! 
"O programa formou um bom número de mestres no quadriênio em avaliação. Verifica-se que o programa formou mestres em número superior à mediana dos programas na área. As dissertações do programa têm boa qualidade conduzindo a algumas publicações de bom nível. Verifica-se também a qualidade de dissertações a partir da aplicabilidade demonstrada e de alguns prêmios recebidos. A produção bibliográfica qualificada restrita com discentes encontra-se entre as 8% melhores dentre os programas profissionais da área. O total de publicações qualificadas no estrato restrito está entre as 15% melhores dentre os programas profissionais da área. A produção qualificada restrita dos docentes está entre os 22% melhores programas profissionais."
Coordenação do PPCA

20 de Setembro de 2022

O PPCA está de parabéns pois passou a ser nível 4 na avaliação de 2017-2020 da CAPES. Somos um dos 6 mestrados profissionais em Computação no Brasil que é nível 4! Não há nenhum mestrado profissional em Computação que seja nível 5. Estamos entre os melhores! Parabéns aos discentes e aos docentes e técnicos que contruiram para essa avaliação com seu esforço e dedicação ao longo do último quadriênio! 

 

O periodo de inscrições para aluno especial no PPCA, no semestre 2022/2 é de 21 a 30/09/2022. As disciplinas para as quais ofetamos vagas para aluno especial estão disponíveis <aqui>As inscrições devem ser feitas via o <sistema de inscrição em pós-graduação da UnB>. 

 

As disciplinas ofertadas pelo PPCA serão ministradas nas sextas-feiras (manhã e tarde) e aos sábados (manhãs), na forma presencial. As aulas são de 4 horas, ministradas em dois blocos, com intervalo de meia hora entre eles. As disciplinas serão ofertadas em dois módulos sendo o primeiro de 8 semanas, de 28/10 a 17/12/2022 e o segundo, de 7 semans, de 06/01 a 18/02/2023. 

 

A candidatura a vaga, inclusive para disciplinas desse segundo módulo, deverá ser feita até o dia 30/09/2022. Serão ofertadas disciplinas específicas das linhas de pesquisa em Ciência dos Dados, Engenharia de Software e Gestão de Risco. O aluno não poderá cursar disciplinas de mais de uma linha de pesquisa.

 

As disciplinas já cursadas como aluno especial no PPCA podem ser informadas como cursos técnicos na aba Formação Complementar do formulário de inscrição on-line.

Todos os candidatos devem anexar o comprovante original do pagamento (por meio de GRU) da taxa de inscrição no valor de R$ 79,00 em nome da FUB - Fundação Universidade de Brasília, preenchido com: unidade gestora 154040, gestão 15257, código de recolhimento 28838-1, número de referência 4410 e com a identificação do candidato. A GRU pode ser emitida por meio do site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp. A UnB não aceita comprovante de agendamento de pagamento.

 

Resultado da seleção para aluno especial  (divulgado)

 

Os candidatos que tiveram seus pedidos de matricula em disciplinas (do primeiro ou do segundo período) deferidos deverão proceder ao recolhimento da taxa de R$ 226,0para cada disciplina deferida, por meio de GRU em nome da FUB - Fundação Universidade de Brasília, preenchida com: unidade gestora 154040, gestão 15257, código de recolhimento 28838-1, número de referência 4410 e com a identificação do candidato. Os comprovantes de pagamento da taxa de matrícula (GRU e boleto pago), devem ser anexados ao sistema de inscrição online, no máximo, até às 23:59 horas do dia 11 de outubro de 2022

 

A matrícula em qualquer disciplina (quer seja do primeiro ou do segundo periodo) somente será efetivada mediante o envio dos comprovantes originais do pagamento da taxa de inscrição como aluno especial e da taxa de matrícula em cada disciplina deferida. 

 

A reunião de esclarecimentos e de boas vindas aos novos alunos será realizada no dia 27/10/2022, às 16 horas, por meio de videoconferência. As aulas do 1º período começam no dia 28/10/2022.

 

Slides da reunião de "Boas-vindas" (divulgado). 

Guia do estudante do PPCA (aqui)

Composição das turmas ofertadas nesse semestre (aqui)

Coordenação do PPCA

11 de Setembro de 2015

A versão atual (setembro de 2015) do template LaTex para uso nas dissertações do PPCA está disponível aqui. Todos os mestrandos deverão utilizá-la para a formatação das suas dissertações. Não serão homologadas dissertações que não utilizarem esse template.

11 de Junho de 2015

Governança de Tecnologia da Informação em Saúde: Proposta de Ações Baseadas em Risco e Requisitos de Interoperabilidade para o Sistema de Saúde do Exército

O General de Divisão Josemar Câmara Feitosa, Diretor de Saúde do Exército Brasileiro, manifestou-se sobre o potencial da pesquisa de mestrado defendiida pelo aluno 1º Sgt. Francisco de Assis Neto em 31 de março de 2015, intitulada Governança de Tecnologia da Informação em Saúde: Proposta de Ações Baseadas em Risco e Requisitos de Interoperabilidade para o Sistema de Saúde do Exército afirmando que a mesma contém colaborações pertinentes a uma possível construção da saúde eletrônica do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. Francisco foi orientado pelo Prof. Dr. Edgard costa Oliveira.