25 de Junho de 2018

O periodo de inscrições para aluno especial no PPCA, no semestre 2/2018 é de 25 a 29 de junho de 2018. As inscrições serão realizadas on-line via o link inscrição.

 

Pelas normas da UnB, o aluno especial, quando aprovado em uma seleção para aluno regular, poderá solicitar a integralização dos créditos obtidos nas disciplinas em que foi aprovado como aluno especial, até o limite máximo de metade dos créditos exigidos para conclusão do curso em que é aluno regular. O aluno especial do PPCA poderá, após tornar-se aluno regular, solicitar a integralização de até 12 créditos obtidos na condição de aluno especial. Isto equivale a 6 disciplinas.

 

As disciplinas ofertadas pelo PPCA são ministradas nas sextas-feiras (manhã e tarde) e aos sábados (manhãs), no Módulo 14, ICC Centro (Minhocão), Subsolo. As aulas são de 4 horas, ministradas em dois blocos, com intervalo de meia hora entre eles. As disciplinas serão ofertadas em dois períodos de 8 semanas cada, sendo o primeiro de 10/08 a 06/10/2018 e o segundo de 19/10 a 15/12/2018. A inscrição, inclusive para disciplinas desse segundo período, deverá ser feita até o dia 29/06/2018. A informação sobre o período em que uma disciplina está sendo oferecida consta no nome abreviado da disciplina no link lista de ofertas. Todas as disciplinas ofertadas nesse semestre são obrigatórias para todos os alunos regulares do PPCA.

 

Na inscrição é necessário anexar cópia autenticada apenas do diploma de graduação (frente e verso) e do histórico escolar, e cópias dos demais documentos solicitados. Caso o candidato já seja aluno especial na UnB, deverá anexar seus documentos pessoais e poderá substituir o diploma de graduação e o histórico escolar pela declaração das disciplinas que já cursou como aluno especial, na qual conste a sua matricula de aluno especial.

Todos os candidatos devem anexar o comprovante original do recolhimento (por meio de GRU) da taxa de inscrição no valor de R$ 71,00 em nome da FUB - Fundação Universidade de Brasília, preenchido com: unidade gestora 154040, gestão 15257, código de recolhimento 28838-1, número de referência 4410 e com a identificação do candidato.

 

A GRU pode ser emitida por meio do site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp. É obrigatória a indicação do número de referência 4410 e da identificação do candidato. Todos os candidatos, mesmo os que já foram alunos especiais na UnB, devem pagar nova taxa de inscrição.

 As disciplinas já cursadas como aluno especial no PPCA podem ser informadas como cursos técnicos (mínimo de 30 horas) na aba Formação Complementar do formulário de inscrição on-line.

 

Resultado da seleção para aluno especial.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO UTILIZADOS

 

O foco desse mestrado profissional é institucional, por isso é levado em conta o impacto potencial do conhecimento adquirido pelo aluno nas atividades que desempenha na instituição a que está vinculada.

 

Análise da adequação do conteúdo das disciplinas solicitadas com as atividades desempenhadas pelo candidato.

 

Perspectiva do candidato reduzir o tempo de conclusão do mestrado no PPCA, com o aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas como aluno especial.

 

Foi deferida apenas uma disciplina por candidato de forma a contemplar a um número maior de pessoas.

 

Após a divulgação do resultado desta seleção, os candidatos que tiveram seus pedidos de matricula em disciplinas (do primeiro ou do segundo período) deferidos deverão proceder ao recolhimento da taxa de R$ 202,00 para a disciplina deferida e enviar, via o sistema on-line de inscrição, o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula por meio de GRU (com os mesmos dados utilizados para gerar a GRU da taxa de inscrição) e da autenticação bancária, no máximo, até às 18 horas do dia 13 de julho. A matrícula em qualquer disciplina (quer seja do primeiro ou do segundo periodo) somente será efetivada mediante a apresentação dos comprovantes original do recolhimento da taxa de matrícula. 

 

Prof.ª Dr.ª Aletéia Patrícia Favacho de Araujo

Coordenadora do PPCA

17 de Maio de 2018

Edita para seleção de alunos no Mestrado Profissional em Computação Aplicada para ingresso no semestre 2018/2. São ofertadas vagas para as linhas de pesquisa em Ciência dos Dados, Engenharia de Software, Gestão de Risco e Infraestrutura de TI. O período de inscrições é de 01 de maio às 12 horas de 26 de maio de 2018. Maiores informações estão disponíveis no Edital de Seleção. As inscrições serão feitas somente na modalidade on-line. É necessário que cada candidato digitalize todos os documentos que forem utilizados para a inscrição. Os documentos pessoais e os diplomas (frente e verso) e históricos escolar devem ser autenticados em cartório. Os comprovantes para o currículo Lattes, a carta de liberação, a GRU e o documento de pagamento não necessitam ser autenticados em cartório.  Cada candidato deve criar um login para acesso ao formulário de inscrição e ativar sua conta por meio do seu email cadastrado. O botão salvar desse formulário permite submissão de formulário parcialmente preenchido. O botão alterar permite a finalização do preenchimento. Após o término do preenchimento do formulário, o candidato deverá submetê-lo via o botão confirmar dados. Uma vez confirmados os dados, o candidato não mais poderá alterá-los.

 

Para os que foram alunos especiais no PPCA e cursaram com aprovação disciplinas do PPCA, essas disciplinas devem ser lançadas como cursos técnicos na aba de Formação Complementar no software de inscrição on-line.

 

Edital de Seleção 01/2018

Modelo de Pré-Projeto de Pesquisa

O cronograma previsto das etapas desta seleção está apresentado a seguir.

 

DATA DESCRIÇÃO HORÁRIO
01/05/2018 a 26/05/2018 Período de inscrições Até as 12h do dia 26/05/2018
29/05/2018 (data máxima)
Divulgação da homologação das inscrições
Até as 12h

 

08/06/2018

(data provável)

Divulgação do resultado preliminar das etapas e da classificação preliminar Até as 12h
11 a 12/06/2018 Prazo para interposição de recurso Até as 12h
12/06/2018 Confirmação de ingresso no curso por parte do candidato aprovado. Até as 12h
13/06/2018 Divulgação do resultado final das etapas e da classificação final Até as 18h

 

Divulgação da homologação das inscrições (realizada)

Divulgação do Resultado Preliminar (realizada).

Apenas os candidatos relacionados como "selecionados" no resultado preliminar devem enviar, para o email do PPCA, o termo de confirmação e solicitação de matrícula até as 12 horas do dia 12/06/2018. Se houve alguma desistência de um candidato "selecionado", será chamado o próximo candidato relacionado como "aprovado" de maior nota na respectiva linha de pesquisa.

Os demais candidatos não selecionados, se tiverem interesse podem concorrer a vaga como aluno especial. As inscrições, a confirmar, estão previstas para serem realizadas nos dias 25 a 29/06/2018, na modalidade presencial, conforme edital específico a ser divulgado oportunamente.

 

Divulgação do Resultado Final (realizada).

O início das aulas para está previsto para a primeira quinzena de agosto. Todas as aulas serão ministradas no ICC Centro (Minhocão), Módulo 14, Subsolo, telefone (61) 3107-6740 (portaria) ou (61)3107-6737 (secretaria). Por meio desse site, os candidatos selecionados serão convocados para participarem de uma reunião de "Boas Vindas" para essa turma, prevista para acontecer em agosto, antes do início das aulas, em data a ser diulgada oportunamente, às 16 horas, no Auditório do Prédio CIC/EST, situado entre o Pavilhão João Calmon e o Centro Comunitário (tendas).

11 de Setembro de 2015

A versão atual (setembro de 2015) do template LaTex para uso nas dissertações do PPCA está disponível aqui. Todos os mestrandos deverão utilizá-la para a formatação das suas dissertações. Não serão homologadas dissertações que não utilizarem esse template.

11 de Junho de 2015

Governança de Tecnologia da Informação em Saúde: Proposta de Ações Baseadas em Risco e Requisitos de Interoperabilidade para o Sistema de Saúde do Exército

O General de Divisão Josemar Câmara Feitosa, Diretor de Saúde do Exército Brasileiro, manifestou-se sobre o potencial da pesquisa de mestrado defendiida pelo aluno 1º Sgt. Francisco de Assis Neto em 31 de março de 2015, intitulada Governança de Tecnologia da Informação em Saúde: Proposta de Ações Baseadas em Risco e Requisitos de Interoperabilidade para o Sistema de Saúde do Exército afirmando que a mesma contém colaborações pertinentes a uma possível construção da saúde eletrônica do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. Francisco foi orientado pelo Prof. Dr. Edgard costa Oliveira.