Docentes do Departamento de Ciência da Computação

 

Profa. Dra. Aletéia Patrícia Favacho de Araújo (Lattes)

Possui graduação no curso de Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralela, Sistemas Distribuídos, Grid Computacional, Otimização Combinatória e Metaheurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: grid computacional, metaheurísticas paralelas, algoritmos paralelos e distribuídos.

 

Profª Drª Genaina Nunes Rodrigues (Lattes)

Possui graduação em Computação pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Ciência da Computação pela University College London (2008). Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília e membro da Association for Computing Machinery (ACM) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Seus interesses de pesquisa englobam análise e modelagem de dependabilidade de sistemas de software, sistemas auto-adaptativos, engenharia de requisitos orientada a objetivos, desenvolvimento dirigido a modelos para requisitos de qualidade, verificação de modelos probabilísticos, assim como plataformas e linguagens de objetos distribuídos.

 

Prof. Dr. Guilherme Novaes Ramos (Lattes)

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília (2002) , mestrado em Inteligência Computacional e Ciência de Sistemas pelo Instituto de Tecnologia de Tóquio (2006) e doutorado em Inteligência Computacional e Ciência de Sistemas pelo Instituto de Tecnologia de Tóquio (2009) . Atualmente é Revisor de periódico da Information Sciences, Revisor de periódico da Pattern Recognition Letters e professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, atuando principalmente nos seguintes temas: Ant colony optimization, clustering, Hyperbox, Pattern recognition.

 

Prof. Dr. Jacir Luiz Bordim (Lattes)

Possui graduação em Ciencia da Computacao pela Universidade de Passo Fundo (1994) , mestrado em Ciencia da Computacao pela Nagoya Institute of Technology (2000) e doutorado em Information Science pela Japan Advanced Institute Of Science And Technology (2003) . Atualmente é professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Membro de corpo editorial da IEICE Transactions on Information and Systems, Revisor de periódico da IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems, Revisor de periódico da IEICE Transactions on Fundamentals of Electronics, Communications and Compu, Revisor de periódico da IEICE Transactions on Communications, Revisor de periódico da The International Journal of Foundations of Computer Science, Membro de corpo editorial da International Journal of Foundations of Computer Science e Membro de corpo editorial da International Journal of Networking and Computing (IJNC). Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Computacao Movel, Algoritimos Distribuidos, Redes de Computadores.

 

Prof. Dr. Marcelo Ladeira (Lattes)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1976) , especialização em Curso Avançado de Operação de Sistema Hidrotérmico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) , mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981) , doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2004) . Atualmente é professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília e Membro de Comitê Consultivo do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dasdos ou textos, inteligência artificial, inteligência computacional, raciocínio probabilístico, diagramas de influências, e redes bayesianas.

 

Profa. Dra. Maristela Terto de Holanda (Lattes)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília desde 2009. Pesquisadora da área de banco de dados com ênfase em controle de concorrência, sistemas distribuídos e móveis, banco de dados geográficos banco de dados para bioinformática, e banco de dados massivos.

 

Profa. Dra. Priscila América Solís Mendez Barreto (Lattes)

Possui graduação em Engenharia de Sistemas, Informática e Computação pela Universidade Francisco Marroquin (Guatemala 1991) com estágio de pesquisa no DIST (Dipartamento de Informatica, Sistemistica e Telemática) da Universitá degli Studi di Genova, Itália(1993), Especialização em Redes de Computadoes (PUC-Goiás, 1998), mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado na linha de concentração em Telecomunicações em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2007). Tem atuado profissionalmente na área de informática em diversas empresas privadas e públicas. É membro da SBC e atualmente atua como Secretária Regional da SBC para a Região Centro-Oeste 1. É professora no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de tráfego, planejamento de redes, tecnologias de redes, redes de computadores, sistemas distribuidos, protocolos de comunicação e avaliação de desempenho.

 

Prof. Dr. Rodrigo Bonifacio de Almeida (Lattes)

Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de software, linha de produtos de software, programação orientada a aspectos, transformações aplicadas ao desenvolvimento de software.

 

Docentes do Departamento de Estatística

 

Prof. Dr. Gladston Luiz da Silva(Lattes)

Professor do Departamento de Estatística da UnB possui bacharelado em Estatística pela Universidade de Brasília (1988),  mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1992),e doutorado em Transportes pela Universidade de Brasília (2010).  Atualmente é pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - CEFTRU/UnB, com sólida experiência em projetos de alto impacto estratégico, análise mercadológica, e análise e desenvolvimento de processos, desenvolvidos para empresas e instituições de porte nacional e internacional. Nos últimos anos, atuou como executivo na direção de empresas de consultoria e instituições de ensino superior, sendo responsável na gestão e estratégias corporativas.

 

Docente da Faculdade UnB-Gama

 

Profª Drª Edna Dias Canedo (Lattes)

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), área de concentração: Telecomunicações. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba, área de concentração: Engenharia de Software. Graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira; Goiás (1999). Professora do curso de Engenharia de Software da Faculdade Gama, da Universidade de Brasília. Atua na área de desenvolvimento de sistemas desde 1998, tendo trabalhado como Analista de Sistemas na Empresa de Processamento de Dados do Estado de Goiás Prodago, até o ano de 2000. Em Brasília atuou na Poliedro como Consultora de Desenvolvimento e Gerência de Projetos e como Analista de Sistemas Pleno em Desenvolvimento na ECT - Empresa de Correios e Telégrafos até abril de 2010, desenvolvendo atividades na área de Governança em Tecnologia da Informação na implantação do framework COBIT. Desde 2000 dedica-se a atividades de docência universitária nos cursos de graduação e pós-graduação, atuando na área de Sistemas de Software, Redes de Petri, Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Gerência de Projetos, Teste de Software, Arquitetura Orientada a Serviços, Programação e Governança em Tecnologia da Informação.

 

Prof. Dr. Edgard Costa Oliveira (Lattes)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2006 e 2001), atuando no Curso de Engenharia de Software, Campus Gama e no Curso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília.  Pesquisador e professor em disciplinas: Web Semântica, Projeto Integrador de Engenharias, Gestão de Riscos, Introdução à Engenharia, Governança e Gestão de Riscos, Normas e Padrões de Segurança da Informação, Projeto de Sistemas de Informação, Humanidades e Cidadania para Engenharaias, dentre outras. Pesquisa em Projetos de Arquitetura da Informação e Interoperabilidade de Sistemas, Ontologias e Dados Abertos. 23 anos de experiência profissional e de pesquisa em TI, com ênfase em segurança da informação, gestão de riscos, engenharia de software, gerenciamento de projetos e organização da informação.

 

Docentes do Departamento de Engenharia de Produção

 

Profª Drª Ana Carla Bittencourt Reis (Lattes)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Pernambuco (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora no Departamento de Engenharia da Produção da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Decisão, Decisão Multicritério, Programação e Controle da Produção e Melhoria de processos.

 

Prof. Dr. João Carlos Félix Souza (Lattes)

Possui graduação e mestrado em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduação em Informática pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília. É Professor Adjunto do Núcleo de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia e Engenharia da Universidade de Brasília. Tem experiência profissional como analista em avaliação de desempenho, eficiência, georreferenciamento e modelagem em Gestão de Risco de instituições financeiras. Foi gerente nas áreas de Pesquisa de Mercado e Estratégia, Controladoria e na Diretoria de Risco do Banco do Brasil. Foi Coordenador do grupo de modelagem de Risco Operacional da FEBRABAN. Foi professor de graduação, pós-graduação e instrutor em diversas instituições no DF e outros estados. Atualmente trabalha nas áreas de Risco e Engenharia Econômica. Atua, principalmente, nos seguintes temas e linhas de pesquisa: sistema financeiro, gestão de riscos e risco financeiro, gestão de desempenho, eficiência e produtividade, pesquisa de clima organizacional e satisfação de clientes, enfase em estatística sócio-econômica. Disciplinas ministradas : estatística, econometria, análise multivariada, engenharia econômica, gestão de risco e pesquisa de mercado. Pesquisa e Projetos em andamento: Aplicação dos modelos de Risco Operacional de Basiléia II em instituições financeiras e não financeiras, Gestão de Riscos.

 

Prof. Dr. João Mello da Silva (Lattes)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1969), mestrado em Pesquisa Operacional - Case Western Reserve University (1973), mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1971) e doutorado em Pesquisa Operacional - Case Western Reserve University (1975). Como professor da Universidade Federal de São Carlos de 1977 a 1979, foi um dos integrantes da equipe que implantou o Curso de Engenharia de Produção naquela instituição. Como engenheiro da Telebrás de 1981 a 1998 e da Brasil Telecom de 1998 a 2003, e, como sócio-administrador da Azevedo Marques Mello Consultoria e Engenharia de 2003 a 2008, atuou na área de Engenharia de Produção de Serviços de Telecomunicações, com ênfase em Planejamento de Serviços de Telecomunicações e Negócios entre Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, abordando temas como engenharia empresarial, gestão da qualidade, relacionamentos de negócios entre prestadoras de serviços de telecomunicações, regulamentação e gestão de riscos. Professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília desde 1979, atualmente é o Coordenador de Engenharia de Produção, sendo um dos integrantes da equipe que está implantando o Curso de Engenharia de Produção na UnB. Tem sido responsável pela cadeira de Gestão de Riscos do Curso de Especialização em Higiene e Segurança do Trabalho da UnB. Áreas de interesse de pesquisa incluem Maturidade e Criação de Valor em Sistemas de Produção, particularmente via Gestão de Projetos; Gestão de Riscos; e Educação em Engenharia de Produção, com foco especial em atividades de síntese, integração e empreendedorismo.

Profª Drª Simone Borges Simão Monteiro

 

Docentes Externos

 

Prof. MSc. Alexandre Rodrigues Gomes (Lattes)

Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2007, 2001) e Diretor Técnico da SEA Tecnologia. Possui mais de 10 anos de experiência em arquitetura e desenvolvimento de software, mais de 4 anos de experiência em gestão de projetos e liderança de equipes e experiência em editorial de revistas e sites de conteúdo técnicos (MundoJava e InfoQ). Atualmente é instrutor de cursos oficiais da Sun Microsystems, SAP e RedHat/JBoss com centenas de horas ministrando treinamentos para a iniciativa pública e privada e palestrante em dezenas de eventos tecnológicos nacionais e internacionais. É grande defensor da utilização de modelos colaborativos e ágeis para a gestão empresarial. Atualmente pesquisa modelos arquiteturais para a computação ubíqua.

 

Prof. MSc. Paulo Merson

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e mestrado em Engenharia de Software pela Carnegie Mellon University, Estados Unidos. Tem mais de 24 anos de experiência com desenvolvimento de software. Atua como arquiteto de software no Tribunal de Contas da União (TCU). É também visiting scientist do prestigiosoSoftware Engineering Institute (SEI) e consultor e instrutor certificado da SOASchool. Com frequência ministra treinamento para profissionais de software na América do Norte, Europa e Oriente Médio. Sua experiência como palestrante inclui também tutoriais em conferências como JavaOne, SPLASH/OOPSLA, SD Best Practices, Dr. Dobb’s Architecture & Design World, The SOA and Cloud Symposium, bem como palestras a convite em universidades e empresas nos EUA, Europa e Brasil. É co-autor de Documenting Software Architectures: Views and Beyond, 2nd edition, que é um dos livros textos da disciplina que ministra no Mestrado Profissional em Computação Aplicada (MPCA).

 

Prof. Dr. Rommel Novaes Carvalho (Lattes)

Durante os 3 anos do seu PhD, Rommal N. Carvalho, foi assistente de pesquisa em pós-graduação no departamento de Engenharia de Sistemas e Pesquisa Operacional na Universidade George Mason (GMU), Virginia, EUA, onde obteve seu título de PhD. Também possui Mestrado em Informática (2008) e Bacharelado em Ciência da Computação (2003) pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador em Inteligência Artificial (IA) com foco em incerteza na Web Semântica usando inferência bayesiana, mineração de dados, engenharia de software e programação Java. Desenvolvedor certificado com experiência em implementação de sistemas de redes probabilísticas (UnBBayes), redes bayesianas multi-entidades (MEBN), ontologias probabilísticas (PR-OWL) e várias aplicações web. Rommel N. Carvalho trabalha para o governo brasileiro na Controladoria-Geral da União como especialista em Tecnologia da Informação (TI) desde 2005. Ele também tem realizado pesquisa extensiva na área de identificação e prevenção de fraudes para o governo brasileiro e percepção da situação (contexto) para a marinha dos EUA. Na maior parte dos sistemas que ajudou a desenvolver, foi o gerente de projeto. Isso proporcionou a experiência necessária para obter o certificado de gerente de projeto (PMP).